Disney e a Indústria Cultural




 Eletric Holiday o novo curta da Disney mistura desenho com o mundo da moda!
Eu sei que vocês esperavam que assim como alguns outros blogs o Cosmopolices falasse sobre o  mais recente projeto da Disney, que é bonitinho e vai ser lançado em Dezembro para o Natal, etc etc... Mas no post de hoje vim dar a minha opinião através de um olhar diferente e mais reflexivo. Vejam as imagens e tirem suas próprias conclusões!




Os personagens Disney estão mais magros do que nunca e usando grifes mundialmente famosas como Lanvin e Dolce Gabbana. Por mais que os adultos amem esses desenhos, ele é destinado a todos os públicos, mas principalmente a crianças. A ideia do ter para ser acaba por ser cada vez mais comum na mente dos mais novos: "ser extremamente magro e usar roupas caríssimas" para ter a sua identidade reconhecida perante os seus semelhantes. Não é de se espantar que as crianças estão cada vez mais não só imitando o comportamento adulto, mas sim querendo ser uma pessoa adulta.


imagens: reprodução/Google

Suri Cruise, se veste como uma "it girl", usando salto alto e bolsas. São crianças sendo "gente grande" e perdendo uma das fases mais importantes e bonitas da vida. Outro absurdo são as famosas "mini miss" que aos seus 4 anos passam maquiagem e laquê. Posso estar sendo antiquada e não acompanhando a "onda do momento", mas não consigo achar isso certo! Abro uma questão a ser pensada:  quem estaria lucrandocom tudo isso?
O Disney Eletric Holiday só vem confirmar uma ideia já difundida na Indústria Cultural:você é o que você veste, agora também para crianças!
E vocês, o que acham disso?!
*

Um comentário:

  1. Oi Maytê,
    Gostei da sua reflexão! Eu acho interessante (fofinho e tudo mais...), mas um pouco apelativo! Nenhuma criança precisa ter esse conceito de que para ser aceita tem que ser muuuito magra e usar roupas de grife para ser feliz.
    Muito obrigada pelo recadinho, fiquei muito feliz :))
    Beijo, tenha uma ótima semana
     Just Carol

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, faço o possível para responder todos os comentários!