Os Erros Ortográficos em Blogs



* O Grito de Edward Munch - parodiado pelos Simpsons



Aproveitando a deixa do post anterior em que falei um pouco sobre ética nos blogs, hoje vou falar sobre um assunto que também me incomoda muito: Os erros de ortografia em blogs de moda! É muito comum eu me deparar com posts sem o menor zelo e o pior: com erros grotescos de ortografia. Não sou jornalista muito menos escritora, mas sempre procuro ler bastante, me baseio em livros, pois acredito que eles sempre possuem a melhor forma de escrever, além de me proporcionar uma amplitude em termos de palavras.

Mesmo eu não sendo jornalista(sou formada em Multimeios pela PUC-SP) busco escrever posts neste blog da melhor forma possível, para que as informações fiquem bem claras aos leitores. Não estou falando de escrever de maneira formal, pois blogs são meios altamente informais e sim de erros absurdos de Português que - pasmem - já vi gente que se diz formada/cursando Jornalismo/Letras cometendo.
Para dificultar surgiram as Novas Regras Gramaticais, que confesso estou em constante aprendizado(sou contra e não gostei, mas não tenho escolha).

Navegando na internet encontrei este post que diz bem o que eu penso sobre o tema(leiam, é bem interessante). "Não sei o que é pior: o que não sabe ou o que se omite diante dos erros escandalosos."
"Não vou ser hipócrita de dizer que não erro, que sempre sei o que é correto. Mas eu me asseguro do que escrevo usando o Aurélio, o Google e tudo o que estiver ao meu alcance. Tento fazer o melhor e me sinto aliviada quando alguém corrige um erro que cometi, pois tenho a chance de consertar."

O triste mesmo é que muitos estudantes se utilizam do Google para pesquisas e utilizam o famoso CTRL C + CTRL V sem o menor peso na cosnciência e o pior: eles acabam caindo em blogs que não possuem a menor preocupação em escrever corretamente!









* eu ri muito com esse vídeo - vale a pena ver inteiro!

HOJE EM DIA TODOS QUEREM SER CONHECIDOS NA INTERNET - Não é porque hoje em dia as facilidades de se ter um blog/site são inúmeras e que o BOOM dos blogueiros aumentou que devemos deixar de nos preocupar com o básico de coerência nos textos, vou dar umas dicas do que sempre faço para manter o mínimo de qualidade gramatical no meu blog...

DICAS
Leia Muito! Leia textos bons de autores famosos, se puder não fique só no Online, busque livros, jornais e revistas. (OBS Digo para saírem do Online porque vira e mexe vejo erros absurdos no Terra)
Leia o que você escreveu - já diz o ditado: "escreveu não leu o pau comeu"
Tenha o mínimo de bom senso e bons textos!



3 comentários:

  1. Oi May, a minha mãe vive corrigindo meus posts
    Esses dias ela achou um erro de concordância. Foi engraçado pq não era meu, foi de um texto que eu peguei no globo.com rs

    ResponderExcluir
  2. Dea, sua mãe está certíssima e deve ser uma querida! Aqui em casa é o contrário: sempre corrijo minha mãe! hehehehe
    Leitores do blog: por favor me corrijam SEMPRE!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oleeeee porco,oleeeeeeee porco

    Essa é boa,

    "CEJA BEM VINDO E EXPRIMENTE A LINGUIÇA"


    KKKKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu blog, faço o possível para responder todos os comentários!