CULT: Lomomania “Don’t think, just shoot!”

Assunto da moda nas rodinhas de conversa dos mais antenados, a lomografia é um fenômeno fotográfico produzido por uma câmera automática, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação.


* Imagem tirada por um celular com a lente de efeito LOMO



A "Lomomania" propriamente dita começa em Praga em 1991, quando dois jovens vienenses, de férias descobriram a máquina Lomo. Começaram então a fotografar tudo, muitas vezes sem sequer olhar através da objectiva. A cor, a luz e a qualidade das imagens foi tão contagioso que rapidamente a moda das Lomo se espalhou entre os jovens da cidade. O processo consiste no recebimento contínuo de luz que é feito através do sistema de exposição automático, que chega a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a foto fica com uma moldura circular. O nome é uma referência ao modelo LOMO LC-A, uma câmera compacta da marca LOMO. A LOMO é baseada na Cosina CX-1 e começou a ser produzida a partir de 1980.


* Imagens feitas com câmeras LOMO diversas



Com a inclusão digital e a febre das máquinas fotográficas digitais, em que é possível tirar várias fotos com a facilidade de que se não saiu bem é só clicar no delete, a lomografia virou moda entre os fotógrafos mais saudosistas (profissionais em sua maioria).


* Câmera subaquática com efeito colorido



A Fotografia LOMO, como é chamada, ganhou proporções tão grandes no mundo fotográfico que atualmente existe a Sociedade Lomográfica Internacional, lá a Lomografia é considerada um modo de vida por algumas pessoas. As lentes LOMO atuais são de plástico e produzem efeitos artísticos diversos. As antigas com toda certeza possuíam lentes melhores, mas talvez não produzissem efeitos tão legais. arte de fotografar com uma Lomo consiste em fotografar ao acaso, de forma imprevisível. A Lomografia não é uma fotografia encenada, produzida; é uma fotografia do cotidiano.


* Quer transformar seu celular em câmera Lomo? Agora já é possível a partir deste Phone Strap:





Curtiu? ele já está disponível para venda aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no meu blog, faço o possível para responder todos os comentários!